Culinária!! Eu gosto de cozinhar e você?

Neste Post teremos um passo a passo da receita de uma carne de panela com molho de mostarda.

Qual a diferença de culinária e cozinhar?

Foto com Imagens mostrando a diferença de culinária e cozinhar. Com as frases:
Culinária é a arte de cozinhar, criar pratos incríveis e pode ser definida como a ciência da cozinha.
Cozinhar é a ação de preparar alimentos no dia a dia.

Hum! Aquele cheirinho de comida na cozinha, de uma carne assada ou cozida, um bolo assando, uma sopa  até mesmo um simples arroz!  Como é bom e mexe com o nosso sensorial, não é verdade?

Eu gosto de cozinhar, confesso que não o trivial, prefiro experimentar receitas. Tenho uma página no Instagram, é a @cozinhafacil7, com uma variedade de pratos, focando em receitas fáceis.

Muitas receitas dão certo e outras não. As que faço e não são aprovadas por mim e minha família ja descarto, as que dão certo deixo separadas para uma próxima vez.

A carne de panela ao molho mostarda, por exemplo, que fiz, ficou simplesmente maravilhosa e é muito fácil, até para as novatas de cozinha.

 Principalmente se tivermos o cuidado de escolher um bom cardápio, que seja completo e bem balanceado, com proteína, carboidrato e minerais. Nossa saúde agradece.

Hoje sou dona de casa, mas mesmo quando trabalhava e tinha uma vida muito corrida, sempre dava um jeitinho de buscar informações sobre alimentação para mim e minha família. Nessa busca, aprendi que muitas vezes não damos a devida importância para a composição dos pratos e acabamos comendo cargas e cargas de um alimento enquanto faltam outros, tão necessários para o bom funcionamento de nosso organismo.

Uma boa escolha de produtos, e a composição correta dos pratos, vai ajudar muito em nossa saúde, mantendo mais alta nossa imunidade, o que traz como consequência a qualidade de vida.

Preciso comer todos os dias, preciso comprar meus alimentos… então é só parar um pouco e fazer planejamento. Assim você ganha tempo, economiza dinheiro e come bem. Se você é uma mulher como a maioria, que vive com muitas preocupações no dia a dia: casa, filhos, marido e ainda trabalha fora, um planejamento ajudaria muito. Se você tem uma auxiliar em seu lar e que cozinha para sua família,  um cardápio inteligente faria toda a diferença, acredite!

Sabemos que cada pessoa vive uma realidade diferente, mas uma coisa é fato: em toda casa alguém tem que cozinhar, certo?

Quero trazer aqui para você, dicas, ideias e sugestões de cardápios para você. Como eu disse anteriormente: as realidades são diferentes, mas todos temos um dia em que estamos animados e queremos oferecer uma refeição especial e maravilhosa para a família e/ ou amigos e por aí vai.

Se for um cardápio completo para um final de semana, almoço ou jantar com familiares e amigos, a organização facilitará os preparos e evitará falhas. Vale a pena investir esse tempo.

Pode ser também cardápio semanal, para facilitar o corre corre da semana. Hoje em dia temos muitas opções de planejamentos, ou simplesmente uma receita para o almoço ou jantar.

Sempre que vou fazer uma receita gosto de separar os utensílios e ingredientes que serão utilizados, já com as medidas pedidas na receita. Assim não faltarão ingredientes que poderá influenciar no sabor do prato.

Para iniciantes na cozinha essa é a melhor forma, de não esquecer nada, como já aconteceu comigo: fazendo um bolo, na pressa, na correria, não coloquei o fermento em pó.  Daí dá para imaginar o que aconteceu, né! Desperdício de tempo e dinheiro e ainda fiquei sem o bolo.

Quando uma cozinha é organizada com utensílios e ingredientes pensados, se torna mais fácil e mais saudável . Podemos fazer cardápios semanais, economizando tempo e dinheiro.

Vamos à receita:  Da carne de panela                

  • Carne de Panela ao molho mostarda
  • Purê de batata
  • Salada de folhas verdes com repolho roxo ( opcional)
Foto, com zoom aproximado para mostrar a textura, da carne e do molho acompanhada com purê de batata.
Foto: Como fica a textura do molho.

Existem diversas receitas na internet com ingredientes diferentes, porém para preparar a minha versão, você vai precisar de:

  • 600 gramas de miolo de paleta em cubos de 2 a 3 cm
  • 1 cebola grande picada
  • 3 dentes de alho grande ou 4 pequenos 
  • 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 2 colher de sopa de mostarda 
  • 2 colheres de sobremesa de molho de shoyo
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de pimenta do reino
  • 1 colher de chá de páprica
  • 1 colher de sopa de amido
  • ½ litro água (aproximado)

Tempo de preparo: 30 a 40 Minutos 

Com todos os utensílios e ingredientes separados, é hora de pôr a mão na massa.

Cozinhar, descubra neste poste a maneira mais prática de se organizar, antes de iniciar uma receita.

Passo 1: Na panela de pressão adicione a manteiga e o azeite, deixe aquecer e coloque a carne. Mexa de vez em quando até ficar bem dourada.

Passo 2:  Baixe o fogo ou desligue enquanto coloca os ingredientes seguintes: Sal,  pimenta, páprica, mexa bem e em seguida adicione a cebola, a mostarda e o molho de shoyo.

Esta foto, mostra o ponto dourado
que a carne deve ficar, antes de acrescentar a água.
Foto: Carne dourada antes de colocar a água

Passo 3:  Cubra a carne com a água e tampe a panela. Deixe cozinhar de 5a 8  minutos. O tempo vai depender do tipo de sua panela e  do seu fogão, normalmente pela quantia de líquido você saberá pelo que conhece dos seus utensílios.

Passo 4:   Assim que sair toda a pressão da panela, abra-a e verifique a quantia de molho que sobrou do cozimento antes de adicionar o amido.

Passo 5:  Observe se ainda terá uma quantia boa de molho e acrescente o amido dissolvido em uma xicara de café com água. Se  ficou pouco, ou quase nada de molho, acrescente um pouco de água a mais, mexa e depois coloque o amido. Volte em fogo baixo para engrossar esse molho.

 

Está pronta essa carne maravilhosa.

  • 600 gramas de batatas
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • sal a gosto
  • pimenta do reino a gosto ( opcional)
Imagem mostrando passo a passo como fazer o purê de batatas.

Foto; com descrição modo de fazer o purê de batata

Acompanhamentos para um cardápio completo  

1:  Arroz branco  e salada

2:  Purê de batata  e salada

3:  Purê de mandioca e salada

4:  Purê de batata doce e salada

Erro 1: Não dourar a carne  antes de pôr os ingredientes, muda completamente o sabor. 

Erro 2: Depois da carne cozida, colocar o amido se não tiver molho suficiente.

Cozinhar tem tudo a ver com a culinária, seja ela simples para o trivial do dia a dia, ou mais elaborada para um final de semana ou um dia mais especial.

1 – Não uso panela de pressão, como fazer?

Pode ser feito em panela simples, é necessário aumentar o líquido e acompanhar o ponto da carne.

2 – Nunca fiz carne de panela, posso errar?

Se você seguir o passo a passo, para não ter erro no tempo, deixe 5 minutos, desligue, deixe sair a pressão e termine o cozimento sem pressão.

3- Se não tiver miolo da paleta posso substituir por outra carne?

Pode substituir pelo acém, ou fraldinha que são muito boas também para essa receita.

4- Posso servir com arroz e purê ao mesmo tempo?

Sim, desde que divida a quantidade, por serem 2 carboidratos, isso se você for uma pessoa que faz controle de alimentação. Se não for fica a vontade de cada um.

5- Para fazer o purê: Cozinho as batatas com a casca ou sem?

Com a casca o purê fica mais sequinho.

6 – Quantas pessoas serve esta receita?

Ela serve até 3 pessoas tranquilamente.

Deixe um comentário